Testemunha de Quem?

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão MINHAS testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:8

Enquanto transitamos pela vida, encontramos histórias e muitas delas são verdadeiros privilégios. Dádivas de Deus. Encontros que nos transformam. Que nos impactam com sua força e vida. Pessoas admiráveis. Pessoas cheias de humildade e amor. Pessoas generosas. Pessoas cheias de sabedoria. Cheias de Deus. A sensação sempre é de privilégio. Nisto consiste muito do que eu considero riqueza nesta vida. Relacionamentos. Encontros. Histórias e conexões produzidas por um Pai de muito amor.

Mas há algo para eu observar aqui. Somos coadjuvantes de uma história onde o Autor e Consumador é o centro e a razão de TUDO: Jesus! E está no controle de tudo. Então, é tolice tentar impor nosso controle sendo que o lugar de Deus já está ocupado, e muito bem ocupado.

Conforme observo alguns movimentos, noto minha total capacidade de perder o foco. Preciso constantemente ajustar meu olhar à face de Cristo.

Pessoalmente, identifico-me com muitos irmãos e irmãs que pertencem e que não pertencem ao meu contexto local de Igreja. Mas, meus olhos não estão fixos numa pessoa humana, falível, e limitada como eu. Meus olhos estão postos em Cristo. Gosto muito do que Paulo diz em 1 Tessalonicenses 5:21 “julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Freqüentemente, preciso ser lembrada disto e ajustar o meu olhar.

Há um só Deus e Senhor digno da minha adoração e devoção. O que os meus irmãos e irmãs carregam de Cristo e que pode produzir confronto, inquietação com a vida que tenho vivido, deve sim, levar o meu coração para Cristo, e apontar os meus olhos para contemplar algo que eu ainda não “testemunhei” da Vida e Presença do meu Senhor.

O que mais quero não é copiar a experiência de alguém, ou copiar a história de alguém. O Deus que eu tenho experimentado é infinitamente maior do que tudo o que eu possa pensar e extremamente autêntico e criativo.
Quando algo me impressiona na vida de alguém, nasce um desejo no meu coração de ver o Cristo que meu irmão(a) está vendo. Mas a questão aqui é essencialmente JESUS. Não é uma fórmula de como repetir a receita.
O caráter de uma testemunha é pessoal, algo que foi visto e ouvido de forma concreta e real. Algo que saiu do conceito e tornou-se EXPERIÊNCIA. O que temos visto e ouvido da parte do Pai. Por isso que Paulo orava para que os olhos do nosso entendimento fossem abertos, para que conhecêssemos e experimentássemos todo o conhecimento e riqueza da plenitude de Cristo.
A questão é que Cristo está dentro de nós e não fora de nós. O chamado de Deus é pessoal para cada um de nós sermos testemunhas - não uns dos outros – mas, do Único Digno de todo o louvor e admiração: Jesus.

Sim, pessoas me influenciam. Sim, histórias me tocam. Sim, eu sou confrontada por um tanto de coisas que outros irmãos e irmãs estão vivendo e experimentando em Cristo e que ainda é tão distante para mim. Mas, não, eu não quero uma vida imitada de fora para dentro. Não, eu não estou copiando a experiência de outros. Não, eu não quero uma receita de bolo. Não, eu não quero métodos. Nem fórmulas.
Eu quero conhecer a Cristo e o poder da Sua ressurreição, a união com Seus sofrimentos, a paixão que pulsa no Seu coração por um ser como eu e pelo mundo ao meu redor. Eu quero Cristo. Mais de Jesus. Menos do mundo. Menos do meu orgulho e pretensões. Menos das minhas impressões que têm por fonte um coração corrupto. Mais do governo do Espírito de Cristo sobre mim. Mais da mente de Cristo. Mais do coração de Cristo. Mais do mesmo sentimento de esvaziamento que houve em Cristo. Mais da dependência à Cristo. Mais confiança na suficiência do Espírito Santo, como Consolador e Único capaz de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo.

Chega de deslumbramentos com a pessoa errada. Com as questões erradas. Com as motivações erradas.

Eu quero é Cristo. Retornar para Cristo. Viver Cristo. Experimentar Cristo. Expressar Cristo. 

​"E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus." Mateus 17:8



São Roque, 13 de Fevereiro de 2017.



Comentários